Equipamentos e aparelhos na enfermagem


No Brasil, o enfermeiro é um profissional de nível superior da área da saúde, responsável inicialmente pela promoção, prevenção e na recuperação da saúde dos indivíduos, dentro de sua comunidade. O enfermeiro é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial. Na área educacional, exercendo a função de professor e mestre, preparando e acompanhando futuros profissionais de nível médio e de nível superior. 

As enfermeiras estão frequentemente equipadas com os maiores, mais novos e mais atualizados equipamentos tecnológicos, seja nos Hospitais e Clínicas especializadas, para realizarem o trabalho do dia-a-dia; mas elas também confiam em equipamentos padrão e ferramentas que vêm sendo utilizadas por décadas. Dependendo da localização, especialidade e a instalação onde trabalham, as enfermeiras ao redor do mundo são mais capazes de realizar suas funções com muitas ferramentas que são facilmente carregadas em bolsos, carrinho ou em uma estação de enfermagem. Entender os equipamentos ou ferramentas básicas da profissão, retira um pouco do mistério do trabalho e permite que os pacientes ajudem suas enfermeiras a monitorarem seu progresso, seja em internação ou no ambulatório.

Cada vez mais se exige destas profissionais um amplo conhecimento técnico e também o manuseio correto dos equipamentos afim de evitar manutenções constantes. Conheça alguns destes equipamentos.

Estetoscópio
Uma das mais comuns e visíveis ferramentas usadas na enfermagem é o estetoscópio. Ele é um equipamento versátil, utilizado para verificar os sons do coração e dos pulmões, além dos sons do intestino e de outros órgãos.
 
 
Termômetro
Os termômetros possuem diversos formatos e tamanhos. Existem termômetros orais, retais e mesmo timpânico, que, atualmente, são comumente usados em hospitais do mundo todo. O termômetro timpânico é preciso e realiza sua função em cerca de 2 segundos, o que poupa o tempo das enfermeiras e oferece uma maneira não invasiva de aferir a temperatura de pacientes de qualquer idade. Com coberturas de sonda, o termômetro timpânico pode ser utilizado diretamente no ouvido, com pouco desconforto ou estresse. Obviamente, os bons e velhos termômetros foram substituídos por sua versão digital, tornando muito mais fácil para que pacientes e enfermeiras registrem leituras de temperatura confiáveis.
 
 
Tesoura
Uma boa tesoura médica está sempre presente no bolso de uma boa enfermeira. Elas são úteis quando é preciso cortar bandagens ou roupas, já que suas pontas são arredondadas e curvadas em um ângulo ascendente, para proteger a pele.
 
 
Esfigmomanômetro
Sim, essa é uma boa palavra para ser usada como trava-língua; então a maioria das enfermeiras e o médicos o chamam essa ferramenta útil de medidor de pulso. É um aparelho que, quando colocado em um dedo, consegue medir o nível de oxigênio e até mesmo o pulso da pessoa que o está usando. As leituras são produzidas em um minuto ou menos e são uma excelente maneira das enfermeiras verificarem rapidamente o nível de O2 (oxigênio) de todos os pacientes.
 
 
Calculadora
Calculadoras também são úteis para chegar a taxa do fluxo da dose de drogas, composições e dosagens, e podem ser colocadas no bolso do jaleco ou do uniforme do centro cirúrgico. Dosagens precisas e taxas de gotejamento são essenciais para enfermeiras. Sendo assim, pequenas calculadoras digitais de bolso são perfeitas para o trabalho.
 
 
Outras ferramentas da profissão
Seringas, aparelhos medidores de pressão e aparelhos de leitura para bexigas também são, na maioria das vezes, usados diariamente pelas enfermeiras. No entanto, esses aparelhos são geralmente mantidos na sala do médico, na estação de enfermagem ou em locais específicos do centro médico. Obviamente, enfermeiras podem comprar seus próprios medidores de pressão ou outros equipamentos portáteis e levá-los para o trabalho todos os dias, se quiserem.
 
 
Roupas
É importante que as enfermeiras usem sapatos firmes e confortáveis, já que ficam em pé o dia inteiro. Uniformes de centro cirúrgico, jalecos e outras peças de uniforme devem ser confortáveis e feitos com material durável. Os uniformes, tanto a parte de cima quanto a de baixo, estão disponíveis em uma ampla variedade de materiais e padrões para atender a qualquer tipo de norma. As normas de vestuário dos centros médicos, geralmente permitem que a enfermeira mostre sua própria personalidade, através de sua escolha de seu uniforme e estilo.
 

Em nosso trabalho de manutenção dos equipamentos procuramos interagir e treinar a equipe de enfermagem para que evitem cometer erros em equipamentos sensíveis, pois entendemos que elas, as enfermeiras são de vital importância em repassar todas as informações pertinentes para os demais utilizadores, tais como os médicos residentes inclusive.
 
 
Conheça algumas áreas que atuamos


Centro cirúrgicos    Esterilização     Descontaminação

 

Fechar

Cadastre-se agora!Receba nossos informes e novidades

Digite seu E-mail:
Digite seu Nome:

ico
sair x

Bem Vindo ao FlexTool

Você está visualizando seu site em modo de edição.

Dica: o ícone representa edição de conteúdo. Clique no ícone caso deseje editar o conteúdo.